sábado, 23 de junho de 2012

Poema: Memento Mori

MEMENTO MORI




Por um momento morro,
incide em mim o sinistro.
Um sino de badalo óbvio,
destino do meu início,
arrepia os meus cabelos
e exala segredos de exício.


A língua do sino me fala,
(me cala reverberando)
os planos dos anos que passam,
os passos que vão se somando
no vício de me rever beirando
A trilha do precipício.
E o sino reverberando
desde sempre um indício...


Me toma essa estranha calma...
Num torto tom de conselho,
poderia a minha alma
acalentar-se ao espelho.


Falaria falácias fáceis,
em ganas de enganar-se a esmo.
Procuraria muitas respostas,
só perguntaria o mesmo.


E cada antepassado
passa no reflexo do espelho -
e eu me relembro de todos
nos momentos que revejo.


Trinta gerações distantes
vão passando no meu medo.
E vem me sorrindo à fronte,
à frente de quem me vejo.


E fortes vão tremendo os sinos,
meus ossos em eco lembrando.
Tudo é memória e destino.


Me calo reverberando.


Marcelo Asth

Nenhum comentário:

Postar um comentário